Consultoria de Empresas

    

Artigo publicado em 14/11/02 - Jornal Valeparaibano

 


Consultoria de empresas



Por que muitos trabalhos de consultorias são descontinuados nas empresas?


"Ninguém prega retalho de pano novo em roupa velha; do contrário, o remendo arranca novo pedaço da veste usada e torna-se pior o rasgão (Marcos 2,21)".
Este ensinamento bíblico explica o motivo de muitos trabalhos de consultoria gerarem resultados momentâneos e serem descontinuados. É comum o empresariado afirmar, as vezes com razão, as vezes sem, que após a saída do consultor da empresa, seu trabalho não prossegue.
Isto acontece porque não adianta se fazer um trabalho de consultoria de implantação de novas práticas se não houver um terreno preparado para tal. É importante a cumplicidade entre a direção, colaboradores e a consultoria.
O consultor deve esclarecer que qualquer mudança de processo passa primeiro por uma tomada de consciência coletiva na empresa da necessidade de transformação de uma situação atual para uma situação desejada.
Quando isto não acontece, que é o mais comum, as intervenções dos consultores são pontuais, com resultados específicos, desequilibrando a empresa nas suas dimensões de processos, mercado e pessoas.
Quando as outras faces do problema começam a surgir, as empresas acabam retrocedendo o processo, que normalmente se torna pior que antes, levando a empresa a ficar contratando novas soluções, como um cachorro que corre atrás do rabo sem sair do lugar.
Assim, os dirigentes devem pensar se querem idéias novas para remendar velhos conceitos ou idéias novas para construir novas empresas.


Artigo publicado em 14/11/02 - Jornal Valeparaibano

Publicações / Artigos / Consultoria de Empresas